A maior demanda motivou o pedido da prefeitura de Joinville ao governo do Estado para maior oferta de leitos para internação pelo uso de álcool e drogas, para desintoxicação. No ano passado, foram registradas 174 internações pela rede pública. Em 2024, até meados de setembro, já são 215. O pedido foi levado pelos secretários Rodrigo Andrioli (Saúde) e Fernando Bade (Fazenda) e diretor do Hospital São José, Arnoldo Boege Junior, com o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi Silva, e a secretária adjunta Cristina Pires Pauluci. A reunião em Florianópolis tratou ainda de outros temas, como mais leitos estaduais para pacientes com dengue, repasses para o Hospital São José e Centrinho, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

As internações em Joinville por causa de uso de substâncias psicoativas pela rede pública são realizadas em clínica contratada pela prefeitura e em ala do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. O atendimento é para desintoxicação, na maior parte dos casos. Após a alta das internações, os pacientes têm acompanhamento pelos centros de atenção psicossocial, os CAPS. A maioria das internações é feita de forma involuntária.

“A reunião foi muito proveitosa. Tivemos a oportunidade de apresentar as demandas mais urgentes de Joinville e saímos com o compromisso da cooperação entre as estruturas municipais e estaduais para avançar nos temas propostos. A saúde é prioridade e somente vamos evoluir trabalhando juntos”, afirmou o secretário Andrioli, conforme a prefeitura.

Na Câmara de Vereadores, há dois projetos (um deles de autoria do Executivo) em tramitação sobre a possibilidade de internação involuntária para pessoas em situação de rua. O tema é uma das principais pautas de comitê formado pela prefeitura de Joinville na semana passada. O grupo tem a participação de representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores, Judiciário, Ministério Público de Santa Catarina e polícias Civil e Militar.

Continua depois da publicidade

Qual é a história da locomotiva 204, uma “sobrevivente” ainda nos trilhos em SC

Litoral do PR terá duplicação em concreto de R$ 274 milhões; trecho vizinho a SC será o próximo

“Luta” contra filas na BR-280 já teve lista de pedidos emergenciais para temporada

Cidade de SC tem pedido “emergencial” para rodovia com rota para praias e portos

Editais de projetos para asfaltar 78 km em duas estradas de SC são retomados

Mais uma casa entra na fila para ser reinstalada na futura Vila Enxaimel de Joinville

“Vizinhos”, lotes de duplicação em SC têm resultados diferentes no andamento das obras