As ruas com postos de saúde, escolas e linhas de ônibus são prioridade para a elaboração de projetos para as futuras obras de asfaltamento em Joinville. São quase 53 km de vias com equipamentos públicos ou atendidas pelo transporte coletivo ainda sem pavimentação. O custo desse pacote é de R$ 186 milhões, com realização na dependência de conclusão de projetos e da garantia de recursos. Ao todo, Joinville tem 650 km de ruas sem pavimentação.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As diretrizes foram apresentadas nesta terça-feira na Câmara de Vereadores, em reunião da Comissão de Urbanismo com participação da Secretaria de Infraestrutura de Joinville. Os equipamentos públicos são centros de educação infantil, escolas, postos de saúde e centros de referência em assistência social. As ruas atendidas pelo transporte coletivo ainda sem pavimentação também estão na lista de prioridades.
Pelo levantamento da Seinfra, são 83 ruas na zona Sul. Há mais 28 vias no Norte e 25 na região Oeste. As demais 24 estão distribuídas entre a zona Leste e Centro. A prefeitura de Joinville pretendia asfaltar as ruas com recursos do governo do Estado, por meio do Plano 1000 ou transferências especiais.
Mas como os repasses estaduais estão suspensos para obras não iniciadas, o município procura outras fontes de recursos, como os empréstimos contratados junto ao Banco do Brasil. Há necessidade de dinheiro também para os projetos. Além das ruas com equipamentos públicos, há outras vias sem pavimentação mapeadas para receber asfalto.
Continua depois da publicidade
Relatório aponta quantas pessoas em situação de rua estão cadastradas em Joinville
Estudo sobre modelo de gestão de hospital em Joinville ganha mais tempo
Ex-deputado federal vai assumir diretoria no BRDE
Em acordo com o MP, Joinville terá a instalação de mais conselhos tutelares
Para afastar risco em repasses, prefeitura de Joinville pede informações ao Estado
Maior área de expansão de Joinville terá proposta da regulamentação neste ano