A prefeitura de Joinville está tentando novamente contratar a instalação de mais lombadas físicas nas ruas da cidade. O edital lançado nesta semana reserva R$ 976 mil para a instalação dos redutores de velocidade. A modalidade é de registro de preços, com contratação conforme a demanda. O valor foi elevado em comparação com a concorrência lançada no primeiro semestre – o edital não teve interessados e, assim, a concorrência foi considerada deserta.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O edital lançado agora não especifica o número de lombadas a serem instaladas com o futuro contrato: a contratação é por metros cúbicos, cuja quantidade varia conforme a via. Os critérios para a escolha dos locais para instalação dos redutores são baseados em índices de acidentes ou risco potencial.

O dispositivo não pode ser instalado em vias com declividade superior a 6% e em locais de curvas ou interferências visuais que impossibilitem a visibilidade da lombada. O tráfego tem de ser inferior a 600 veículos por hora durante os períodos de pico, além da existência de pavimento em bom estado.

Os pedidos de instalação de lombadas tiveram disparada neste ano em Joinville. No primeiro semestre, foram 585 solicitações, conforme resposta do Detrans à Câmara de Vereadores. Se o ritmo continuar assim, 2024 deverá ser o ano recordista em pedidos de lombadas. Neste ano, como não há contrato em vigência, nenhum novo dispositivo foi instalado.

Continua depois da publicidade

Estudo ambiental vai “contribuir” com projetos de futura rodovia com seis faixas em SC

Como funciona programa de Campo Grande que pode “inspirar” Joinville

Consultorias para macrodrenagem em Joinville são prorrogadas

Governo de SC lança edital para estudos ambientais para nova rodovia bilionária

Investimento em duplicação em SC se aproxima de R$ 1 bilhão; quanto ainda falta

Para quando está prevista nova estação de água de Joinville

Quais partidos lançaram mais candidatos a prefeito, vice e vereador em SC