O pedido de liberação de recursos para a compra de 20 ônibus elétricos pelo PAC Seleções é mais uma tentativa de Joinville de contar com nova matriz energética no transporte coletivo. Já houve testes com um veículo elétrico na década passada e a cidade chegou a ser mapeada para projeto de eletromobilidade. Desde vez, a solicitação foi incluída pela prefeitura de Joinville entre os projetos porque há uma linha para renovação da frota no programa federal, de R$ 3 bilhões.
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A futura licitação do transporte coletivo de Joinville trata dos veículos elétricos de forma indireta: há plano para a descarbonização, mas não há indicativo de qual fonte de energia alternativa possa vier a ser usada. A decisão vai caber à futura operadora, que terá prazo de 180 dias para apresentar proposta de migração da matriz energética. O formato foi adotado para evitar o engessamento do contrato, caso surjam outras fontes – mas a inclusão de veículos elétricos no sistema é citada como exemplo, na minuta do edital, para revisão contratual.
Em 2015, Joinville contou com ônibus elétrico para testes. O veículo utilizado tinha autonomia para 250 km/h. A experiência não foi repetida. No ano passado, o governo do Estado divulgou a intenção de incluir o transporte coletivo em projeto piloto de eletromobilidade, com uso de veículos elétricos em corredores exclusivos. A proposta não saiu do papel.
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