Os dados de outubro do Caged apontaram o surgimento de 740 novos empregos em Joinville no mês passado. Com o resultado, a cidade chega a 16.087 novas vagas no acumulado do ano. A performance de Joinville na ampliação do mercado formal de trabalho é a melhor em Santa Catarina neste ano. No ranking nacional, o município catarinense ocupa a 15ª posição em geração de vagas em 2021.

Continua depois da publicidade

> Revisão do Caged de 2020 reduz quase 400 vagas em Joinville; ranking não muda

​​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Mesmo que o desempenho em outubro tenha sido positivo, houve queda no ritmo do avanço do emprego: nos três meses anteriores, a média mensal ficou perto de 1,8 mil empregos. Como tem ocorrido nos últimos meses, o setor de serviços teve a maior número de vagas criadas em outubro, com 417 vagas. O comércio ficou em segundo lugar, com 233 novos postos de trabalho. Apesar do terceiro lugar em outubro, a indústria mantém a liderança com folga em Joinville, no acumulado do ano: são 7,1 mil empregos a mais desde o início do ano.

O contingente de novos postos de trabalho nas empresas industriais é superior à metade das vagas criadas em Joinville em 2021, no conjunto de todos os setores. As indústrias da cidade empregam 80 mil pessoas. Na liderança desde 2015 na cidade, os serviços contam com 42 mil contratados. No comércio, são 41 mil trabalhadores em Joinville. A construção emprega mais 9,3 mil profissionais.

Continua depois da publicidade

> O que estudo busca saber sobre o canal do Linguado, em São Francisco do Sul

> Prevista para 2023, concessão de mais rodovias em SC tem novo decreto

> Prefeitura de Joinville envia proposta para manutenção de ruas “não oficiais”

> A hora do governo Adriano encarar a “herança muito ruim” em Joinville