As infrações aplicadas em Joinville neste ano por invasão de corredores de ônibus cresceram quase 50%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Até agora, conforme o painel de estatísticas do Detran/SC, são 4,6 mil infrações até agora. No ano passado, até o final de agosto, foram 3 mil. Joinville tem 31 quilômetros de vias para ônibus. A proposta da revisão do Plano Viário, em análise na Câmara, prevê 300 km de corredores de ônibus em 30 anos, com meta de alcançar 119 km nos próximos quatro anos.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A invasão de corredores de ônibus é a quarta infração mais comum no trânsito em Joinville, neste ano, atrás de atraso no registro de transferência, velocidade 20% acima do permitido e deixar de usar o cinto. No ano passado, trafegar em vias dos ônibus ficou em sétimo lugar. Em 2023, quase 75% das multas por invasão de corredor foram aplicadas em motoristas de carros. Os motos ficaram com fatia de 10% (não há informação sobre o tipo de veículo em 11% das infrações.
Na Câmara de Joinville, tramitam três projetos sobre liberação dos corredores de ônibus para tráfego de mais veículos. Duas das propostas são para permitir motos e motonetas nas vias. O outro projeto quer um rodízio, com permissão para carros e motos transitarem nos corredores, em dias alternados, conforme o número do final das placas. Não há previsão de quanto as matérias serão votadas.
Joinville tem proposta de novas regras para futuros condomínios fechados
Continua depois da publicidade
Novo modelo terá notas para ônibus em Joinville; pesquisa vai impactar no subsídio
Como vai ficar a frota dos ônibus em Joinville; midiônibus está entre as mudanças
Quais os planos para a duplicação da BR-280 entre Araquari e São Francisco do Sul
Futuro modelo do transporte coletivo de Joinville ainda vai levar mais de ano para implantação
Câmara de Joinville tem proposta para conceder título de cidadão honorário para Sergio Moro
Projetos para mudar lei de apoio à cultura em Joinville enfrentam reações