O agravamento da pandemia nos últimos dias levou Joinville a registrar nesta sexta-feira o maior contingente de pessoas internadas por Covid-19 desde agosto. São 190 pacientes em atendimento hospitalar nas redes pública e privada, com 110 pessoas em UTIs e as demais em leitos de enfermarias. Somente em agosto, durante determinados dias, o número de internados em Joinville foi maior. Em 14 de agosto, foi alcançado o pico até agora, com 202 pessoas recebendo atendimento em hospitais.

Continua depois da publicidade

Prefeito de Joinville faz apelo: “neste fim de semana, só saia de casa se for essencial”

MP quer informações em Joinville sobre leitos para Covid-19, inclusive em caso de fila

O que abre e fecha em SC nos próximos fins de semana com as novas restrições

Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Continua depois da publicidade

As 190 pessoas em atendimeto hospitalar têm diagnóstico confirmado de Covid-19. Há ainda outros 107 pacientes ocupando leitos para coronavírus aguardando o resultado de exames ou com suspeita descartada (mas apresentavam sintomas da doença no momento da internação). Além do avanço das internações, a Secretaria de Saúde de Joinville cita outros motivos para apontar o agravamento da pandemia na cidade. 

A demanda por atendimento em outras doenças é maior neste momento, em relação aos demais períodos da pandemia. Há maior dificuldade de encontrar leitos em outras cidades, afinal, a sobrecarga é geral no sistema. Um novo perfil da pandemia, com internações mais rápidas a partir dos primeiros sintomas, também é citada.

O momento fez Joinville entrar na segunda fase do plano de contingência contra a Covid-19, com deslocamento de mais servidores e estruturas para o atendimento dos pacientes com coronavírus. Uma das ações será abrir mais leitos de cuidados semi-intensivos no Hospital São José.

Joinville começa vacinação de idosos de 80 a 89 anos contra Covid-19