A participação das mulheres no mercado de trabalho continua avançando em Joinville. Os dados do emprego neste ano, com atualização até o final de fevereiro, mostram que 59,4% dos 4,4 mil empregos formais criados na cidade neste ano foram ocupados por pessoas do sexo feminino. O mesmo percentual de preenchimento dos novos postos de trabalho pelas mulheres ocorreu ao longo do ano passado. A maior vantagem feminina nas novas vagas ocorre no setor de serviços, o maior empregador de Joinville.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
Pelo menos desde 2020 (ano de início da nova metodologia do Caged, o sistema de acompanhamento do mercado formal de trabalho), a vantagem feminina se mantém todos os anos em Joinville, com parcela próxima de 60% dos empregos criados. A situação não se repete nas esferas nacional e estadual, também levando em conta os dados do Caged.
Neste início de ano, os homens são maioria nas contratações para novas vagas, na faixa entre 57% e 54% no País e em Santa Catarina. Nos anteriores, desde 2020, a vantagem masculina no preenchimento dos novos postos de trabalho se repetiu todos os anos no Brasil e no Estado. A exceção ocorreu em 2021, em Santa Catarina, quando as mulheres ficaram com a maioria das contratações no âmbito estadual.
Com o avanço dos últimos anos no mercado formal, as mulheres reduziram a vantagem dos homens no número de trabalhadores em Joinville. Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2023, mas o cruzamento das informações de 2022 com o Caged mostram que 54% dos celetistas são homens.
Continua depois da publicidade
Em pesquisa, pessoas em situação de rua em Joinville relatam como se alimentam
“Teremos candidato a prefeito”, diz Fernando Krelling sobre o MDB na eleição em Joinville
Construção de hospital em SC tem novo passo e fica mais perto de iniciar
Quais as chances de retomada do contorno ferroviário de Joinville
Por que etapa do parque do Cachoeira ainda não começou em Joinville
Ponte de R$ 300 milhões em Joinville tem construtora definida e expectativa de início das obras