Joinville conta agora com protocolo para o resgate de animais em desastres. O documento, divulgado na sexta-feira, define as responsabilidades de órgãos públicos e quais os encaminhamentos, dependendo da situação. As orientações devem ser usadas em situações emergenciais, como alagamentos, incêndios, deslizamentos, entre outros. Elaborado pela prefeitura, o protocolo tem participação do governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A solicitação de resgate em caso de desastres deve ser feita aos bombeiros voluntários ou Defesa Civil. As duas estruturas poderão fazer o procedimento ou acionar equipes complementares, de outros órgãos públicos ou mesmo de voluntários. A prioridade no resgate será definida conforme a gravidade do risco para o animal.

Confira imagens de animais resgatados do RS

O resgate e transporte de animais domésticos e de criação pode ser feito pelos bombeiros. No caso de animais silvestres, a operação poderá ser realizada pela Polícia Ambiental, com participação de outros órgãos. Se os tutores forem encontrados e tiverem condições de ficar com a posse, os animais serão imediatamente entregues. Se os tutores estiverem em abrigos, a Secretaria de Assistência Social terá de providenciar instalações para os animais nos locais.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Unidade de Bem Estar Animal, deve ser acionada em caso de animais feridos ou doentes. Se forem de criação (pecuária), a Cidasc deve ser acionada. No caso de animais silvestres, o atendimento deve ser feito pelo IMA, com os Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres ou mesmo com hospitais ou clínicas autorizadas. Se o tutor não for encontrado, o animal resgatado vai para a doação – ou soltura, se for silvestre.

Monitoramento apontou quantos bugios-ruivos habitam região de Joinville

Quantos apartamentos novos foram vendidos em Joinville em 2024

Entidades empresariais de SC enviam ofício a ministro sobre BR-101 Norte

Joinville tem registro de mais multas em veículos com “descarga livre”

“Da panela ao copo”, Joinville terá congresso técnico sobre produção de cerveja artesanal

Construção de ponte de quase R$ 300 milhões em Joinville tem data para início das obras

Quais os trechos de maior movimento de veículos na BR-280