Distantes ainda de sair do papel, as propostas de novas rodovias em Joinville não chegam a ter traçados exatamente semelhantes, mas estão projetadas para a região Oeste, em ligação entre Pirabeiraba e a BR-280, ao Sul. Os trajetos propostos são paralelos à BR-101, entre a Rodovia do Arroz (SC-108) e a estrada federal. Nenhuma das vias tem estimativa de quando poderá ser implantada – o foco neste momento é a ampliação da capacidade de tráfego da BR-101, com mais vias laterais, por meio da prorrogação do contrato de concessão.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Uma das propostas de nova rodovia é o Corredor Litorâneo Norte, proposto pelo governo do Estado em 2021. O estudo de viabilidade definiu sugestão de traçado e, em 2022, foram contratados os projetos de engenharia para o segmento de 90,5 km entre Joinville e Itajaí. O lote de Joinville tem 27 km de extensão, com início na BR-101, em ponto antes do acesso à Rodovia do Arroz.
A proposta é que o traçado contorne o Vila Nova pela área rural e depois volte a se aproximar, paralelamente, da BR-101. A projeção do Corredor Litorâneo Norte cruza a área de expansão urbana Sul, uma região rural de 3,2 mil hectares que terá uso urbano, com permissão para mais atividades econômicas. O projeto de engenharia ainda não começou a ser elaborado, mas, na semana passada, o governo do Estado abriu a contratação dos estudos ambientais da nova rodovia, que serão usados nos projetos de engenharia.
Continua depois da publicidade
A outra proposta de nova estrada em Joinville é uma diretriz do Plano Viário, cujo projeto elaborado pela prefeitura está em análise na Câmara de Vereadores. Nesse caso, o traçado é um contorno da BR-101, com 34 km na região Oeste de Joinville. No entanto, não há nenhuma iniciativa em relação ao contorno: nem mesmo a elaboração do projeto está em pauta na discussão sobre a prorrogação do contrato de concessão da BR-101.