Um dos principais contratos da Águas de Joinville está motivando disputa judicial. Em ação apresentada por uma das participantes da licitação para os serviços de manutenção das redes de água e esgoto, a Justiça concedeu liminar determinando à companhia de saneamento a suspensão da entrega do serviço (adjudicação) ao vencedor da concorrência. Houve um questionamento em relação ao cumprimento de uma das exigências do edital. Há possibilidade de apresentação de recurso contra a decisão. O contrato de R$ 24,6 milhões, com duração de 15 meses, havia sido assinado no início de maio, mas a execução não havia iniciado porque o contrato em vigor tem duração até agosto.

Continua depois da publicidade

> Como estão os preparativos da prefeitura de Joinville para lançar concurso público

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em nota, a Águas de Joinville informa que o tema está sendo tratado pela equipe jurídica da companhia. Também foi informado que antes da assinatura do contrato, a equipe técnica fez “detalhada diligência nas credenciais da empresa vencedora” da licitação.

Desde a criação da companhia de saneamento de Joinville, a manutenção de redes, incluindo melhorias operacionais e expansões, é terceirizada. Entre os serviços, estão o conserto de vazamentos e a recuperação do pavimento. O contrato ainda em vigor, com a Ambiental, foi assinado em 2016 e teve prorrogações. A última delas, por 90 dias, foi assinada em 2021, estendendo o contrato até agosto (o vencimento anterior seria em maio). No momento dessa prorrogação, em março, a licitação estava em andamento. A concorrência foi vencida por empresa com sede no Paraná, com proposta de R$ 24,6 milhões. A contestação judicial está sendo feita por uma terceira participante – a Ambiental não faz parte do ação com concessão de liminar.

Continua depois da publicidade

O governo anterior até tinha a pretensão de lançar um edital prevendo contrato com a mesma duração do atual, mas a nova administração entendeu que o prazo deveria ser menor: há planos de concessão de pelo menos parte do serviço de esgoto e um contrato de manutenção com duração estendida poderia ser tornar um entrave.

> Joinville quer sétima versão de lei de regularização de imóveis

> Programa de Joinville para tratar AVC é considerado o melhor do mundo em prêmio internacional

> Ataque falso em escola: funcionária disse que não sabia da gravidade ao forjar crime em Massaranduba