Suspenso desde 20 de julho, o transporte coletivo em Joinville será retomado no dia 1º de setembro. A volta dos ônibus só não vai ocorrer se ocorrer um “fato novo”, segundo a prefeitura. Portanto, o atual decreto de suspensão não deverá ser prorrogado, como já aconteceu antes. Neste momento, a Secretaria de Saúde de Joinville está preparando o protocolo para a volta dos ônibus, com possibilidade de mais restrições em relação às medidas adotadas até o final do mês passado.

Continua depois da publicidade

> Joinville tem 578 casos ativos e 232 mortes por coronavírus; veja por bairros

> Contorno ferroviário de Joinville deve ficar fora, mais uma vez, do orçamento da União

Nesta terça-feira, reunião na prefeitura poderá encaminhar mais flexibilizações, também a ser adotadas no início de setembro. O monitoramento dos indicadores pela prefeitura estaria apontando estabilidade na pandemia, com tendência de melhoria nos números nas próximas semanas.

O transporte coletivo foi suspenso em 20 de julho por meio de decreto do governo do Estado, após Joinville e região entrarem em situação “gravíssima” em avaliação de risco da pandemia. Em agosto, o Estado transferiu para as prefeituras a decisão sobre a circulação urbana dos ônibus. Nesse momento, a prefeitura determinou a prorrogação da suspensão – o último decreto prevê a paralisação do serviço até 31 de agosto.

Continua depois da publicidade

As três ações judiciais apresentadas pelas empresas de ônibus de Joinville contra a prefeitura, com cobrança de compensação das perdas ocorridas durante a pandemia, estão em análise no Judiciário. Apenas um dos processos pede liminar. Anteriormente, o município apresentou proposta de subsídio de R$ 7,5 milhões, mas desistiu da ideia após críticas.

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia