Joinville apresentou sensível melhora no ranking do saneamento básico montado pelo Trata Brasil, divulgado nesta segunda-feira. No entanto, apesar da evolução, a cidade está posição inferior na tabela, em 79º lugar entre as 100 maiores cidades do País. No ranking do ano passado, Joinville estava em 85º lugar.
Continua depois da publicidade
> Joinville abre vacinação de idosos com mais de 70 anos contra Covid-19
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
A organização não-governamental Trata Brasil faz a divulgação dos rankings desde 2009. Os dados sempre serão referentes a dois anos anteriores – no caso do atual levantamento, de 2021, as informações são de 2019, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis).
Continua depois da publicidade
O estudo leva em conta uma série de indicadores, como cobertura da rede de água e esgoto e a expansão no período avaliado. O ranking analisa os valores cobrados dos consumidores, as perdas d’água, proporção de investimentos em relação à receita, entre outros critérios. Além de Joinville, Florianópolis, em 69º lugar, e Blumenau (67º lugar), são as demais cidades catarinenses presentes no ranking.
Joinville apresenta melhor desempenho no fornecimento de água, mas a performance cai no esgoto. A cobertura da rede de esgoto chega a 39% na cidade (era menor há dois anos) e poderá alcançar 49% quando as obras em andamento forem concluídas. No entanto, os índices de cobertura não significam que o esgoto está sendo tratado nessa proporção, afinal, nem todas as economias estão ligadas à rede. As perdas d’água também ajudam na queda na pontuação no ranking do saneamento.