Joinville tem pelo menos 54 quilômetros de vias fora do mapa oficial de ruas da cidade, sem receber, portanto, serviços de manutenção. A extensão pode ser maior porque o levantamento da prefeitura ainda está em andamento, com base nos dados do Simgeo, o sistema de georreferenciamento do município. Um grupo de trabalho está discutindo opções legais para retomar a manutenção dos locais. Um parecer jurídico interno, com entendimento adotado também em anos anteriores, alega que os serviços só podem ser feitos em ruas com reconhecimento oficial.
Continua depois da publicidade
> Por que a manutenção de ruas em Joinville só é feita em vias “oficiais”
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os 54 quilômetros de vias não oficiais são formados por trechos de ruas em loteamentos que não fizeram a cessão formal das vias ao município, laterais de estradas rurais ainda não reconhecidas, em áreas de ocupação ou privadas, entre outras situações. O grupo de trabalho da prefeitura está discutindo a possibilidade de fazer a manutenção em ruas com processo de regularização (Reurb) já iniciada. Entre as 150 vias não oficiais, pelo menos 44 já estão em condições de ser atendidas.
A Câmara de Joinville está cobrando a manutenção das ruas, principalmente com passagem de motoniveladoras (patrolas). A discussão voltou a ser discutida na quarta-feira, em reunião da Comissão de Urbanismo. A queixa dos vereadores é de que as ruas já contam com infraestrutura e o serviço de manutenção era prestado anteriormente.>
Continua depois da publicidade
> Câmara de Joinville aprova “freio” no IPTU progressivo
> O que falta para a conclusão de 5 grandes obras no trânsito de Joinville
> “Vacinamóvel” fará parte de ação de Joinville para ampliar vacinação contra Covid
> Nem 30% da meta de Joinville de vias para bicicletas foi alcançada; prazo vai até 2025