Entre março e abril, mais quatro instituições de longa permanência para idosos, as ILPIs, abriram as portas em Joinville. Agora, conforme o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, a cidade conta com 45 desses estabelecimentos. A demanda de monitoramento é tamanha que o Conselho analisa a maior participação da Secretaria de Assistência Social na tarefa – que já é feita pelo Ministério Público.
Continua depois da publicidade
Mais do que CEIs
Joinville conta hoje com 52 mil pessoas com mais de 60 anos de idade. No outro extremo, de zero a seis anos de idade – a faixa etária da educação infantil – são 47 mil indivíduos. Há uma série de particularidades a serem observadas, como o fato de que apenas uma parte de idosos vai para uma instituição, menor do que a parcela de crianças matriculada na educação infantil, por exemplo, mas não é difícil prever que logo Joinville terá mais ILPIs do que CEIs.
Campanha do TRE
De saída da presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, com transferência do cargo nesta quinta, o desembargador Ricardo Roesler cita o engajamento da imprensa como um dos motivos do sucesso da mobilização do TRE/SC contra a disseminação de fake news no Estado no segundo turno. Uma das ofensivas em redes sociais foi contra a confiabilidade da urna eletrônica, considerada pelo desembargador como sistema seguro. Roesler participou da evento em Florianópolis do projeto SC Ainda Melhor, da NSC Comunicação.
Sem conserto

Na rua Orestes Guimarães, na área central de Joinville, um buraco se mantém há dias após a retirada dos paralelepípedos levados para a calçada, do lado direito. E assim ficou, como mostra a imagem feita ontem.
Continua depois da publicidade