Joinville passou dos 5 mil casos de dengue em 2020. O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira apontou 5.056 diagnósticos confirmados da doença na cidade desde o início do ano, sendo 5.043 autóctones – contaminação no próximo município de residência. Três em cada quatro casos de dengue no Estado neste ano foram registrados em Joinville. A segunda colocada, Tijucas, tem 157 registros. Mais de 100 casos foram observados em outras sete ciadades catarinenses.

Continua depois da publicidade

O informe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) foi atualizado até o último dia 30. Como o boletim anterior, do dia 23, registrou 3.425 casos contraídos na própria cidade, foram 1,6 mil novos registros em apenas uma semana. A principal estratégia em Joinville para o enfrentamento do mosquito transmissor da dengue tem sido mutirões de limpezas em residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios, além de campanhas de orientação.

A Secretaria de Saúde de Joinville tem reconhecido que a incidência da doença só terá redução significativa no momento de queda nas temperaturas. Mas aponta o trabalho atual, de remoção de focos, como fundamental para a prevenção da doença após o inverno. A dengue não provocou mortes em Joinville neste ano.