Se a estimativa de pessoas desocupadas em Santa Catarina for distribuída de forma uniforme pelas cidades do Estado, conforme o tamanho da população, em Joinville há quase 23 mil pessoas nessa situação. Afinal, a pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE apontou 277 mil pessoas sem ocupação no Estado e Joinville tem 8,2% da população catarinense. Mesmo com quase 280 mil pessoas desocupadas, Santa Catarina tem a menor taxa proporcional do País nesse indicador. Há outros números na pesquisa. 

Continua depois da publicidade

Nem procuram mais

Em Santa Catarina, são 102 mil pessoas ocupadas com subutilização, isto é, com insuficiência de horas trabalhadas. Comparando com o tamanho da população de Joinville, seriam 8,4 mil pessoas nessa situação. E há ainda os desalentados, que já não procuram mais ocupação, 33 mil no Estado e, em tese, pelo menos 4 mil indivíduos em Joinville. Em todos os indicadores, é levada em conta a população acima de 14 anos.

Em torno de 35 mil

Se somar tudo , desocupados, subutilizados e desalentados, seriam 35 mil pessoas nessa situação em Joinville. Claro que é apenas uma comparação de estimativas baseada no contingente da população, a dimensão do desemprego na cidade teria de ser medido por pesquisa específica, algo que não é feito pelo IBGE. Mas é fato que a geração de empregos ainda não chegou para muita gente.