Pela quarta vez consecutiva, Jair Bolsonaro conquistou em Joinville a maior votação proporcional entre os municípios com mais de 300 mil eleitores do País. O candidato do PL fez 76,6% dos votos válidos na cidade de Santa Catarina, contra 23,4% de Lula (PT), o eleito no segundo turno na disputa presidencial. Nos dois turnos de 2018 e no primeiro turno de 2022, Bolsonaro já havia conquistado em Joinville o maior percentual entre as cidades de maior porte – são 52 municípios no País com mais de 300 mil eleitores.

Continua depois da publicidade

> Jorginho bate recorde de 20 anos de Luiz Henrique em Joinville

​​​> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Na comparação entre os dois turnos em Joinville, Bolsonaro passou de 239 mil votos para 268 mil. Lula subiu de 74 mil para 82 mil votos. Ainda que a cidade tenha mantido a liderança entre as cidades com mais de 300 mil eleitores na votação de Bolsonaro, o desempenho do candidato à reeleição neste domingo ficou abaixo, proporcionalmente, do resultado do segundo turno de 2018: naquela disputa, o índice de Bolsonaro foi de 83%.

No ranking do segundo turno de 2022 entre as maiores cidades, Bolsonaro liderou em Joinville com 76,6%. Em Londrina, o candidato do PL teve o segundo melhor resultado, com 72,8%. As paulistas Piracicaba e São José do Rio Preto e Caxias do Sul (RS) completam a lista das cinco cidades com mais de 300 mil eleitores de melhor desempenho de Bolsonaro no segundo turno de 2022.

Continua depois da publicidade

> Abstenção tem queda inédita em segundo turno em Joinville

> Qual a avaliação de Adriano Silva após o segundo turno das eleições

> Jorginho Mello (PL) tem aumento de 100 mil votos e volta a vencer em Joinville

> Lula (PT) vence Bolsonaro e é eleito presidente do Brasil

​> ​Pais emocionam ao votar com bebê de 7 dias em Joinville: “Pelo futuro dele”

> ​Cidade de SC é a primeira do país a ter 100% dos votos apurados; veja resultado