O projeto para a restauração dos fornos de antiga caieira de Joinville está entre as propostas apresentadas pela prefeitura ao PAC Seleções, lançado pelo governo federal. As duas fornalhas foram usadas para a produção de cal entre o final do século 19 e a década de 1940. Atualmente, as estruturas fazem parte do patrimônio do Parque Natural Municipal da Caieira, uma unidade de conservação de proteção integral, localizada ao lado da Lagoa do Saguaçu. A indústria da cal foi um setor econômico importante em Joinville no passado.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

No plano de manejo do parque, os dois fornos são descritos como estruturas construída com tijolos maciços, com cobertura de telhas. O estilo construtivo usado foi o enxaimel. Os fornos produziam cal a partir da queima de conchas, geralmente coletadas em sambaquis. Havia também queima a céu aberto. A cal era usada na construção civil e pavimentação. A partir de 1961, os sítios arqueológicos ganharam proteção legal, com proibição de uso econômico.

Os fornos de cal fazem parte do patrimônio histórico-arqueológico do parque. Além da antiga caieira e de sambaqui, há estruturas remanescentes de antigos apiário e curtume. O parque de 147 hectares conta com áreas de manguezal e restinga. “O parque preserva um conjunto significativo de elementos ambientais e patrimoniais próximos ao perímetro urbano no município de Joinville, lugar de rica biodiversidade, caracterizado pela transição entre ecossistemas típicos de restinga e manguezal, protegendo um conjunto único de testemunhos da ocupação humana desde o período pré-colonial”, alega o plano de manejo.

Joinville tem queda inédita em eleitores filiados; confira ranking por partidos

Continua depois da publicidade

Joinville faz 19 pedidos em PAC, inclusive ônibus elétricos; confira lista de R$ 1,1 bi

Qual é o horário de maior utilização dos ônibus em Joinville

O que ainda falta para a volta do edital da ponte milionária de Joinville

Câmara de Joinville define data de estreia de rádio

Mesmo com garantia de recursos, obra não sai do papel em Joinville

Vereadores de Joinville aumentam salários da próxima legislatura em tramitação na véspera do feriado