O planejamento em Joinville prevê praticamente dobrar a extensão dos corredores de ônibus nos próximos anos, em prazo ainda indefinido. Na apresentação feita no Fórum de Planejamento Urbano, realizado pela Câmara de Vereadores, a Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville (Sepur) citou uma malha atual de 31 km de vias para o transporte coletivo, com a possibilidade de ganhar mais 33 km nos próximos anos. Ainda assim, a meta do Plano de Mobilidade não deverá ser alcançada dentro do prazo previsto.
Continua depois da publicidade
> Adriano Silva vê “erro” de quem defende contenção do crescimento de Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Joinville passou a ampliar os corredores de ônibus a partir de 2008. Até então, só havia um segmento na avenida JK. Em 2015, quando foi concluído o primeiro Plano de Mobilidade da cidade, eram 14 km de vias exclusivas para os ônibus. A meta é alcançar 80 km até 2030 – os objetivos do plano são diretrizes, não se tratam de metas obrigatórias (a prefeitura inclusive deve revisar o Plano de Mobilidade).
A ampliação dos corredores está prevista nas obras e demais intervenções a serem executadas por meio do Plano 1000 e do Plano SC Mais Mobilidade, programas do governo do Estado em parcerias com os municípios. Há investimentos em andamento, mas uma parcela das obras é para os próximos anos. A previsão é de utilização de R$ 604 milhões. Na apresentação no Fórum do Planejamento, a Sepur não chegou a apontar em quais ruas será feita a expansão dos corredores de ônibus.
Continua depois da publicidade
> Futura ponte de Joinville terá binário no acesso e obras em onze ruas no entorno
> Sai licença ambiental para ponte de R$ 250 milhões em Joinville
> Projeto em Joinville quer oferta de videochamadas para pacientes internados
> Escolas de Joinville deverão contar com mais assistentes sociais e psicólogos
> Joinville tem nova proposta sobre fechamento de ruas sem saída