A Secretaria de Saúde de Joinville está preparando a contratação de especialidade inédita na rede municipal, os médicos emergencistas. Ainda há uma série de etapas até que seja possível a admissão dos profissionais, mas a modalidade é encarada como forma de ampliar o atendimento, principalmente nas unidades de pronto-atendimento (UPAs), incluindo a pediatria.

Continua depois da publicidade

> Câmara de Joinville quer comitê de crise para ampliar atendimento na pediatria

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

As UPAs, assim como os hospitais, já contam com atendimento de emergência, evidentemente, com participação de médicos de diferentes especialidades, conforme o caso. Com os emergencistas, haveria reforço nas equipes, além de que o profissional atende a todos os públicos, incluindo adultos e crianças. A primeira etapa para a contratação será por meio de criação de lei com previsão da especialidade – o projeto será enviado à Câmara de Vereadores.

Neste momento, a prefeitura está contratando os médicos aprovados no concurso para o programa Saúde da Família. Os 84 profissionais chamados nesta etapa serão para cargos efetivos. A Secretaria de Saúde de Joinville também está com dois processos seletivos abertos para médicos, mas, nesses casos, para contratos temporários.

Continua depois da publicidade

> Cinco meses após acidente, interdição em Joinville segue sem prazo para liberação

> Câmara de Joinville aprova projeto sobre acesso de religiosos a hospitais

> Como atua o programa de proteção da fauna na duplicação da BR-280

> Déficit nos ônibus em Joinville entre 2019 e 2021 também está na Justiça

> Como prorrogação de contrato em Joinville vai oferecer espaços para catadores