A Secretaria de Saúde de Joinville pretende contratar os serviços de telemedicina, com oferta de pelo menos 20 mil consultas mensais. O plano foi relatado pelo secretário Jean Rodrigues da Silva em reunião nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores – o encontro foi motivado para discutir as reclamações no atendimento da rede municipal, situação agravada pela falta de médicos em número suficiente. Mais de 60 profissionais aprovados no último concurso estão sendo chamados. Após o treinamento, os médicos começam a atender em 60 dias – pelo menos mais 55 mil consultas mensais passarão a ser oferecidas somente nos postos de saúde (haverá incremento também no atendimento da UPAs).

Continua depois da publicidade

> Por que Joinville terá redução em equipes do Saúde da Família

>​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A contratação de telemedicina, junto as empresas privadas e organizações sociais, ainda será submetida ao Conselho Municipal de Saúde e à Câmara de Vereadores. Somente após as etapas serão lançado o edital de credenciamento. Neste momento, o modelo a ser estudado está em análise, com estudo das diferentes plataformas pelos quais o serviço pode ser oferecido.

Pelo relato do secretário Jean, as consultas a serem ofertadas pela telemedicina serão de menor complexidade, como renovação de receitas de medicamentos, por exemplo. No ano passado, a prefeitura fez licitação para compra de equipamentos para oferta de consultas por áudio e vídeo. A contratação de serviços privados é para ampliar a capacidade de atendimento.

Continua depois da publicidade

> No STF, comitiva de Joinville defende atuação dos bombeiros voluntários

> Joinville quer contratar consultoria para ônibus, inclusive planilha

> Dengue tem avanço em março e Joinville chega a 187 casos no ano

> Quando vão ficar prontas as obras em vias do Boa Vista, em Joinville

> Serviços lideram criação de empregos em Joinville em 2022