A Secretaria de Saúde de Joinville está estudando uma forma de reforçar a fiscalização sobre o cumprimento do isolamento domiciliar de quem está com Covid-19 ou mesmo com suspeita de estar com a doença. O protocolo prevê que quem foi diagnosticado com coronavírus – ou que ainda esteja aguardando o resultado do teste -, permaneça em casa. A medida é uma forma de reduzir a possibilidade de contágio.
Continua depois da publicidade
> Joinville mantém medidas do decreto sobre ocupação de até 30%
> Prefeitura de Joinville prorroga suspensão e ônibus continuam sem circular
A recomendação de ficar na residência vale também para quem está com os sintomas e não passou pela testagem. Em todas essas situações, rede pública de saúde fornece atestado de afastamento do trabalho. A secretaria alega que o atestado é para ficar em casa e não apenas para não comparecer no trabalho – e não para sair para a rua por outros motivos.
Uma das medidas em estudo é a possibilidade de aplicação de multa em quem for encontrado fora de casa após uma visita de monitoramento. Hoje, o acompanhamento da recuperação de quem está isolado em casa é feita à distância.
Continua depois da publicidade
Hoje, Joinville tem em torno 4,3 mil pessoas em isolamento domiciliar já com diagnóstico de coronavírus. Perto de 5 mil pessoas aguardam o resultado dos exames. A secretaria pretende ampliar a fiscalização nesses grupos: a Saúde tem avaliações de quem nem todos estão cumprindo a determinação do isolamento domiciliar. As medidas devem ser anunciadas nos próximos dias.