A prefeitura de Joinville está estudando a criação de um ranking do asfalto para definir quais ruas devem ser prioridade nas futuras pavimentações. O modelo está sendo elaborado por técnicos da Secretaria de Infraestrutura e servirá como apoio para as decisões sobre as obras. 

Continua depois da publicidade

> Em reunião sobre SC, ministro aborda BR-280 e futura concessão de porto

> Prefeito de Joinville pede apoio à reforma da Previdência

> Câmara de Joinville tem acordo e votação da reforma da Previdência fica mais próxima

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Continua depois da publicidade

O ranking terá uma pontuação baseada em diferentes critérios, ainda em análise. Na lista, pode entrar se a rua ou segmento tem escolas e postos de saúde, se é rota de linhas do ônibus, se faz conexão entre bairros, volume de tráfego, entre outros. As ruas com mais pontos têm mais chances de serem escolhidas.

Na última atualização, feita em 2019, Joinville tinha 670 quilômetros de ruas sem pavimentação. A malha viária da cidade é de 1,8 mil quilômetros. No governo anterior, no segundo mandato, os empréstimos contratados – um deles em execução – concentrou as obras em recapes, embora tenham sido também ruas de saibro para asfaltamento. O maior avanço em Joinville nos últimos anos em cobertura de ruas sem revestimento foi por meio da pavimentação comunitária, com lajotas – esse tipo de cobertura ganhou mais de 70 quilômetros em seis anos.