A Secretaria de Educação de Joinville está preparando projeto de aulas de língua portuguesa no contraturno para reforçar o aprendizado de alunos de famílias vindas do Exterior e chegadas recentemente à cidade. O atendimento aos imigrantes deve ser oferecido em determinadas escolas, ainda em processo de definição – inicialmente, será um número limitado de estabelecimentos.

Continua depois da publicidade

> Joinville debate ações para acolhimento de imigrantes; são pelo menos 4,5 mil na cidade

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O projeto piloto faz parte das estratégias do município para o atendimento de imigrantes. Os estudantes participantes das aulas no contraturno serão alunos já matriculados na rede municipal. Não há ainda estimativa de quantos estudantes serão atendidos. Ainda na questão do idioma, neste caso no âmbito da Secretaria de Assistência Social, está sendo preparada a contratação de serviços de intérprete para atendimento de imigrantes.

A modalidade deve ser por meio de ato de contratação emergencial, com lançamento do edital nas próximas semanas. Também será avaliado se haverá previsão de vagas no concurso público a ser realizado no final do ano ou início de 2022. Os imigrantes recém-chegados a Joinville geralmente contam com ajuda de conterrâneos, inclusive na procura de atendimento em órgãos públicos. A contratação de intérpretes seria uma forma de qualificar o atendimento, conforme a Secretaria de Assistência Social de Joinville.

Continua depois da publicidade

> Repasse para convênio de obra em Joinville enfrenta pendência

> Acordo garante R$ 50 milhões para BR-280; ministro cita desafio das desapropriações

> Cachorro é amarrado em árvore e deixado para morrer em área de mangue, em Joinville