A parceria público-privada (PPP) da iluminação pública de Joinville tem previsão de contrato de 22 anos, com estimativa de valor de R$ 590 milhões. No dia 5 de abril, será aberta a consulta pública para apresentação de sugestões e críticas ao modelo em preparação. Quem quiser participar, deverá procurar a prefeitura para preenchimento de formulário. Após a consulta, há ainda outras etapas antes da concessão, mas o plano é assinar o contrato da PPP ainda em 2023.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A iluminação pública foi o primeiro setor com busca de modelo de PPP pelo governo Adriano Silva, com a contratação do BNDES para consultoria ainda em 2021. Joinville tem a participação de empresas privadas na iluminação há décadas, mas o opção pela PPP foi pela possibilidade de imposição de metas de desempenho e contratos mais longos.
Atualmente, Joinville conta apenas com o serviço de manutenção na iluminação pública, com trocas de lâmpadas queimadas e outros procedimentos. A ampliação do sistema (hoje com quase 60 mil pontos) e a modernização (maior uso da tecnologia LED, por exemplo), não são realizadas desde outubro de 2020, quando foi o encerrado o contrato anterior. Como havia pressa em retomar o serviço de manutenção e havia a PPP no radar, a opção foi pelo contrato mais básico.
A modelagem de Joinville prevê remuneração ao operador com a Cosip paga pelos contribuintes. O pagamento estará vinculado a uma série de metas, incluindo eficiência energética e iluminância (quantidade da emissão de luz). A telegestão do sistema, ainda que parcial, deverá ser incluída no contrato. Após a consulta pública, a prefeitura vai submeter o edital ao Tribunal de Contas do Estado. A licitação deve ser lançada ainda neste semestre, com conclusão até setembro.
Continua depois da publicidade
Mobilidade em Pirabeiraba motiva duas audiências públicas na mesma semana
Sondagem sobre Arena Joinville terá sete propostas, pelo menos
Volta das diárias de viagem é outro “recuo” da Câmara de Joinville
Com edital de até R$ 9,2 mi, Joinville busca concessão do Centro de Bem-estar Animal
Joinville começa nesta semana sondagem sobre concessão da Arena
Ciclofaixa em Pirabeiraba motiva nota de entidade e terá audiência pública na terça