Nos próximos dias será ativado em Joinville serviço de “patrulha” de prevenção ao coronavírus e dengue. Servidores vão utilizar veículos cedidos pela fábrica da GM à prefeitura para percorrer as ruas com orientações sobre a pandemia. Uma das atribuições será recomendar que não se formem aglomerações em espaços públicos e privados, uma forma de reduzir o contágio pelo coronavírus. Com o avanço da dengue, a doença também será alvo das patrulhas.

Continua depois da publicidade

​​​​​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Hoje, Joinville tem 30 casos de coronavírus confirmados pelo governo do Estado. A Secretaria de Saúde de Joinville divulga um número maior – a diferença seria motivada por intervalo de tempo para registro nos dados oficiais do Estado. O serviço móvel a entrar em operação, provavelmente na próxima semana, vai abordar eventuais aglomerações para alertar sobre os riscos de contágio. Esse trabalho vem sendo feito pela PM e Polícia Civil desde março, quando iniciou o período de isolamento social.

As “patrulhas” contra o coronavírus serão complementares à campanha de incentivo ao uso de máscaras de proteção. Informações sobre isolamento dos grupos de riscos e referentes às medidas de prevenção, como distanciamento, também serão prestadas pelas equipes.

O serviço também acompanhará a dengue devido à disparada de casos na cidade em 2020. Joinville teve quatro casos da doença contraídos na cidade durante todo o ano passado e agora se aproxima de 400. As equipes nos veículos serão um reforço à atuação dos agentes de endemias, já em campo. A insistência será pela limpeza de quintais e calhas para evitar o acúmulo de água.

Continua depois da publicidade