O projeto para permitir que agentes de trânsito passem a atuar como guardas municipais está perto de enviado à Câmara de Joinville. A proposta, incluindo outras mudanças e iniciativas da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, foi apresentada pelo prefeito Adriano Silva e o secretário Paulo Rogério Rigo aos vereadores da base governista nesta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A possibilidade de agentes de trânsito atuarem também como guardas municipais vem sendo estudada pela Seprot desde 2021. Na prática, os agentes vão continuar atuando no trânsito, mas terão outras atribuições. Para a secretaria, será uma forma de otimizar o trabalho dos profissionais, aumentando o efetivo da Guarda Municipal. Joinville tem atualmente 65 agentes de trânsito. O efetivo da Guarda Municipal é de 77 profissionais.
A possibilidade de os agentes passarem a atuar como guardas será opcional e, quem aceitar, terá de passar por 800 horas de treinamento. O projeto prevê outras mudanças na Guarda Municipal, como no processo de escolha dos cargos de comando, por exemplo. O projeto de reestruturação será enviado aos vereadores nos próximos dias.
Joinville forma gabinete de crise na saúde, com duas frentes de atuação
Continua depois da publicidade
TCE determina suspensão de licitação para rede de esgoto em Joinville
MP busca informações sobre construção de ponte em Joinville
Após polêmica, projeto sobre três áreas para Minha Casa, Minha Vida é retirado em Joinville