A Secretaria de Saúde de Joinville abre na próxima semana uma central para tratamento precoce do coronavírus. Na prática, será um espaço único para testagem e oferta de medicamentos, incluindo a cloroquina, se for essa a avaliação médica. O atendimento no anexo junto ao centro de triagem do bairro Boa Vista será por agendamento, via internet.
Continua depois da publicidade
> Com pontuação maior, Joinville e região continuam em situação “gravíssima” em avaliação de risco
> Joinville registra mais de 100 mortes de pessoas com coronavírus em menos de 40 dias
A futura central de Joinville não vai distribuir medicamentos por demanda espontânea, isto é, não adiantará ir tentar pegar um kit, como é oferecido em outras cidades: além do agendamento prévio, será necessário ter a confirmação do coronavírus e apresentar sintomas. Além da cloroquina, estarão disponíveis outros medicamentos, como azitromicina, analgésicos, entre outros.
Na avaliação da secretaria, a central fará uma aproximação logística entre os pacientes e o início do tratamento precoce com determinados medicamentos – desde que o paciente esteja interessado, é claro. A prescrição da cloroquina, por exemplo, não é feita em todas as unidades de saúde da cidade. Na nova unidade, será possível essa oferta, desde que o médico tenha essa a avaliação.
Continua depois da publicidade