O anúncio feito em março se confirmou e a Águas de Joinville está contratando estudo sobre possíveis novos pontos de captação de água do rio Cubatão, o principal manancial da cidade – a estação em Pirabeiraba trata 75% da água consumida em Joinville. Dispositivos de segurança para a SC-418 também serão avaliados. A contratação é consequência do acidente de janeiro, quando vazamento de produto químico chegou aos rios da região, levando à paralisação da estação por 20 horas. O acidente na rodovia ocorreu a 12 quilômetros do ponto de captação.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O estudo pretendido pela companhia de saneamento de Joinville tem de oferecer três alternativas, sendo uma delas no rio Quiriri, o principal afluente do Cubatão. Cada opção tem que levar em conta uma série de critérios, como vazão de água, qualidade da água, distância da estação, custos, facilidade de acesso, se há necessidade de desapropriações, acesso de energia elétrica, complexidade para as obras e manutenção, entre outros detalhes.

Confira imagens da SC-418

O trabalho terá de realizar um diagnóstico de todo o sistema de abastecimento do rio Cubatão. Após a definição do local, com aval da companhia, será a vez da elaboração do anteprojeto pela empresa contratada. Será definido se a captação terá estrutura flutuante ou não, se com bombeamento e até se há necessidade de algum tipo de aterramento para ampliar o nível do rio, permitindo mais vazão. Os impactos de inundações também dever avaliados.

Continua depois da publicidade

Em outra frente, o estudo deverá avaliar as condições da Serra Dona Francisca e apontar quais barreiras físicas podem ser instaladas. A indicação é para avaliar as áreas de escape que serão instaladas pelo governo do Estado em duas curvas na Serra Dona Francisca e analisar outros dispositivos de segurança – a busca deve ser feita em rodovias de outros Estados e até países.

Estimativas de empregos “igualam” pontes de grande porte em obras em SC e PR

Com queixa de “saturação”, empresários de Joinville fazem cobranças sobre BR-101

Qual obra tem mais chances de retomada em lote de duplicação em SC

Qual faixa etária tem maior crescimento no eleitorado de Joinville

Joinville reclama de proposta “insuficiente” e cobra mais obras na BR-101

Por que Fiesc quer saber quais serão os impactos de duplicações das BRs 280 e 470 na BR-101

Como se saíram trechos de SC em estudo sobre transporte de passageiros por trens