Nas últimas duas semanas, Joinville teve o registro de 54 mortes por causa do coronavírus, uma média próxima de quatro óbitos por dia, em estatística baseada nos boletins do governo do Estado. O aumento da ocupação dos leitos hospitalares, em momentos com 100% de lotação das UTIs públicas, é outro indicador do agravamento da incidência da doença. Até agora, as duas últimas semanas foram a de maior gravidade desde o início da pandemia, em março.
Continua depois da publicidade
> Auxílio emergencial chega a 121 mil pessoas em Joinville
Os números estaduais mostram também o avanço da doença em Santa Catarina, em proporção semelhante à registrada em Joinville. Há duas semanas, a Secretaria de Estado da Saúde tinha o registro de 78 mortes em Joinville por causa da Covid-19. Duas semanas depois, o boletim divulgado neste sábado citou 132 óbitos. Ou seja, mais 54 casos, uma média de 3,85 mortes diárias nas últimas duas semanas.
Na avaliação de risco mantida pelo governo do Estado, a regional de saúde Nordeste, da qual Joinville faz parte com outros 12 municípios, a situação foi mantida em “gravíssima”, a mais elevada da classificação. Uma série de indicadores são utilizados na montagem da avaliação – a letalidade faz parte da lista. Na atualização mais recente da ocupação hospitalar em Joinville por causa da Covid-19, no final da tarde de sábado, havia apenas uma vaga de leito de UTI na rede pública. Nos hospitais privados, a ocupação estava em 76%.
Continua depois da publicidade