O índice definitivo até ficou abaixo da estimativa divulgada em junho, mas Joinville terá uma fatia maior do ICMS em 2022. A parcela da cidade na distribuição do retorno do tributo estadual será de 8,69%, acima, portanto, os atuais 8,51%. A estimativa anterior apontava 8,78%, mas os índices passaram por revisão. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Fazenda. A cidade mantém a liderança no ICMS em Santa Catarina, com Itajaí (8,1%) em segundo lugar.
Continua depois da publicidade
> SP é inspiração para Joinville mudar lei sobre organizações sociais
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Joinville chega a segundo ano de recuperação no retorno do ICMS. Há dois anos, a fatia estava em 8,32%. Houve a elevação para 2021, avanço que se repete para 2022. No entanto, Joinville está longe de recuperar as perdas de anos anteriores. Há menos de dez anos, em 2013, Joinville tinha direito a 9,72% do ICMS distribuído entre os municípios. O índice de participação dos municípios é calculado sempre com base em ano anterior – o índice divulgado agora é referente à movimentação econômica de 2020.
Em 2021, a maior fatia colaborou no aumento da receita da prefeitura com o imposto, ainda que a inflação, principalmente na alta dos combustíveis, teve peso maior. O último balanço da prefeitura registrou receita de R$ 625 milhões com o ICMS (referência em outubro, levando em conta os 12 meses anteriores). O balanço de outubro do ano passado havia contabilizado R$ 500 milhões.
Continua depois da publicidade
> Nova proposta do ICMS traz alívio para prefeitura de Joinville
> Prefeitura de Joinville terá redução de dias de ponto facultativo em 2022
> Joinville tem mais um mês positivo no emprego, mas saldo teve queda
> Após resposta de consulta ao TCE, prefeitura de Joinville avalia reposição