Joinville manteve o saldo positivo na criação de empregos no mês passado, mas abril não repetiu o desempenho mais expressivo dos meses anteriores. No mês passado, a cidade criou 907 postos de trabalho, calculados pelo saldo entre contratações e demissões. Em março, foram 3,6 mil empregos a mais, por exemplo. Mesmo em janeiro, até então com menor resultado, foram 1,9 mil novos postos. No acumulado de 2021, Joinville abriu 9,3 mil vagas. É o melhor resultado em Santa Catarina neste ano e o sétimo no ranking nacional. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia.
Continua depois da publicidade
> Mudança em tradicional ciclovia de Joinville provoca reação
> Secretário mantém apoio do Estado para nova ponte em Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A indústria liderou a abertura de empregos no mês passado, com mais de 900 vagas criadas. Em menor proporção, a construção civil e o comércio também apresentaram saldos positivos em abril. O resultado não foi melhor porque os serviços, principal empregador em Joinville, cortou 404 vagas. As maiores reduções foram no setor de locação de mão de obra temporária.
Continua depois da publicidade
No acumulado do ano, as indústrias de Joinville continuam liderando na ampliação do mercado de trabalho formal, com 4,6 mil contratações a mais do que demissões. Os serviços estão em segundo lugar, com 2,5 mil vagas. A construção civil criou 1,2 mil empregos e o comércio, outras 1,1 mil postos de trabalho.