Em vez da saúde, como pretendido, a contratação de organização social pela prefeitura de Joinville vai começar pela educação. A implantação do novo modelo está prevista para o centro de educação infantil em construção no Comasa, com possibilidade de ser levado para os demais futuros CEIs. O edital de chamamento para escolha da entidade para administrar o primeiro centro de educação foi aberto nesta segunda-feira. Os CEIs e escolas municipais em funcionamento não terão mudança na gestão.
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
A contratação de organização social para a saúde, em especial para o Hospital Municipal São José, foi um dos principais temas do então candidato Adriano Silva, na campanha de 2020. A Fipe foi contratada para fazer a modelagem da nova gestão do hospital. No entanto, a prefeitura preferiu começar pela UPA Sul. As organizações sociais foram qualificadas ainda em 2022, mas a concessão não foi adiante.
O novo modelo de gestão para a UPA Sul ainda está nos planos, mas sem data – a alegação agora é de que o enfrentamento da dengue é a atual prioridade. No caso do São José, nem a etapa de qualificação foi aberta ainda. A implantação de OS na educação vai acontecer antes, provavelmente no segundo semestre. O estudo da modelagem começou em 2021, conforme a prefeitura.
O principal motivado alegado pela Secretaria de Educação de Joinville para o novo modelo é de que as despesas com pessoal não impactam o balanço do Lei Fiscal, afinal, as contratações são feitas pela entidade. Tal alegação pode ser aplicada a qual serviço que demande recursos humanos. O teto do edital prevê R$ 401 mil mensais para a OS, que se encarregará da gestão, contratação de funcionários e compra de parte dos equipamentos do CEI. Merenda, uniformes, matrículas e projeto pedagógico continuam com a prefeitura.
Continua depois da publicidade
Mão única está entre as alternativas em estudo para nova ponte de Joinville
Joinville tem terceiro decreto de emergência em menos de 30 dias
Quais as 20 cidades mais “verticais” em SC
Dois prédios históricos têm destinos diferentes em Joinville
Prefeitura de Joinville anuncia modelo inédito de gestão para futuro centro de educação infantil
Censo 2022 confirma avanço maior de apartamentos do que casas em Joinville
Censo mostra avanço de mais de 100% na verticalização em Joinville