Em novo edital de compra de leitos, o a prefeitura de Joinville quer contratar serviços de fisioterapia respiratória para pacientes com Covid-19. É uma tentativa de ampliar a capacidade de atendimento para as pessoas que precisam de ventilação mecânica, seja invasiva ou não invasiva. O atendimento também pode ser prestado para quem já está internado em unidades de pronto-atendimento (UPAs) ou hospitais.
Continua depois da publicidade
> Grávida com Covid-19 faz parto de emergência em Guaramirim; marido e sogro também estão na UTI
> “Expectativa é que a justiça seja feita”, diz Carlos Moisés em Joinville
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A busca de vagas em hospitais e clínicas privados ou filantrópicos foi motivada pelo agravamento da pandemia, com o salto de 196 para 297 internados com coronavírus em menos de um mês. Na sexta passada, foi aberto edital para a compra de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Nesta segunda-feira, foi iniciado chamamento para interessados em oferecer vagas de enfermaria para atendimento de outras doenças que não Covid-19, outra necessidade em Joinville por causa da maior pressão sobre o sistema provocada pela pandemia.
Continua depois da publicidade
Agora é a vez do edital para a fisioterapia respiratória. O pagamento pelo Fundo Municipal de Saúde, caso venham a ser oferecidas vagas, será baseado na tabela SUS – todos os atendimentos previstos serão para usuários do sistema público. A prefeitura não informou se já houve interessados nos editais lançados.