Depois da confirmação nesta quinta-feira de mais dois diagnósticos de dengue contraída na cidade (autóctone), Joinville está apurando 30 casos suspeitos da doença. Os resultados dos exames saem até cinco dias. Em 2020, Joinville já chegou a seis pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti na cidade. O município nunca chegou a ter número tão alto de suspeitas da doença de forma simultânea.

Continua depois da publicidade

Os casos confirmados hoje são de moradores do bairro Comasa. Os seis diagnósticos positivos de dengue autóctone em 2020 já superam os casos contraídos em Joinville durante todo o ano passado – quatro confirmações. Em 2020, foram registrados ainda dois casos importados (contraídos em outras cidades). No ano passado, foram 15.

Entre as 30 pessoas à espera do resultado do exame para a dengue, há seis com suspeita maior devido ao fato de residirem nas proximidades de pacientes com casos confirmados. No mês passado, foram detectados 1,2 mil focos do mosquito transmissor da doença.

Além de reforçar os alertas de prevenção, em especial em relação à água parada, a Vigilância Ambiental da Secretaria de Secretaria de Saúde está convocando 20 agentes de combate a endemias para atuar no enfrentamento da dengue. Os novos profissionais entram em atividade no final de março. Hoje, são 41 agentes.

Continua depois da publicidade