A prefeitura de Joinville começa a vacinação contra Covid de moradores de rua nesta semana com expectativa de atender 500 pessoas (número de doses disponíveis). As doses serão aplicadas entre terça e quarta-feira no Centro Pop pela equipe do Consultório na Rua. Nesta segunda-feira, foi aberto agendamento para vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades. Nesta semana, está inicinando a vacinação de outros grupos, como os profissionais da educação, com primeiro lote de agendamentos realizados no final de semana; forças de segurança; profissionais portuários e do transporte aéreo; entre outros grupos. 

Continua depois da publicidade

> Joinville abre agendamento para vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades

> Joinville reforça ações contra Covid para enfrentar eventual novo agravamento

> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A vacinação de mais pessoas em situação de rua vai depender da chegada de mais doses. Os moradores de rua fazem parte dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização e tiveram início de aplicação das doses confirmada pelo governo do Estado na semana passada.

Continua depois da publicidade

Não há estimativa de quantos moradores de rua serão vacinados contra a Covid. Pelos dados do Cadastro Único, Joinville tem 661 pessoas em situação de rua. Mas o número de moradores de rua da cidade é provavelmente maior porque há quem não se cadastrou, por diferentes motivos, conforme a avaliação da Secretaria de Assistência Social.

Além disso, há as pessoas com períodos limitados de permanência em cada cidade. De certa forma, o número de pessoas cadastradas se aproxima do contingente que vem sendo estimado nos últimos anos, de 800 pessoas em situação de rua na cidade, incluindo os itinerantes.

> Joinville reforça atenção para casos de fungo negro em pacientes que tiveram Covid-19

> Corpus Christi: comércio de rua em Joinville vai funcionar normalmente no feriado