A prefeitura de Joinville vai iniciar um novo formato de testagem para a dengue. Nesta semana, foi aberta a licitação para a compra de testes rápidos para a detecção da doença, com diagnóstico imediato. A meta é passar a usar os testes a partir do final de junho ou início de julho. Joinville já registrou 8,5 mil casos de dengue desde o início do ano, com três mortes.
Continua depois da publicidade
> Joinville planeja iniciar vacinação por idade contra Covid na próxima semana
> Com 93% das pessoas com comorbidades vacinadas até agora, Joinville vai superar estimativa
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A testagem hoje em Joinville para a dengue é feita por meio de exames clínicos ou laboratoriais, este com mais tempo para o resultado. Com os testes rápidos, a Secretaria de Saúde de Joinville quer ampliar a testagem e, com isso, ter um mapeamento mais detalhado da incidência da doença: a base de dados indica, por exemplo, quais bairros devem ser prioridade nos mutirões.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira, por exemplo, o Itaum está recebendo a chamada ação coordenada, com equipes da prefeitura percorrendo o bairro, com apoio de militares, para limpeza de locais e serviço de orientação aos moradores. O bairro da região Sul é o segundo em número de casos em 2021 – atrás apenas do Petrópolis, que já recebeu os mutirões. Com os testes rápidos, a meta é ter as informações de forma mais detalhada. Além disso, também está nos planos a redução da subnotificação, isto é, evitar que parte dos casos da doença não venha a ser registrada.