A Secretaria de Educação de Joinville divulgou nesta sexta-feira as metas de cada uma das escolas para a próxima avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal (Idem), a ser aplicado ainda neste ano. As metas serão a base para o cálculo da gratificação a ser paga aos professores e demais profissionais da rede municipal de educação.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O Idem, criado no ano passado pelo governo Adriano Silva, tem um sistema de metas semelhante ao adotado pelo Ideb, o índice de avaliação mantido pelo governo federal: o objetivo para o exercício seguinte é baseado no desempenho inicial. Ou seja, na atual edição do Idem, as escolas têm metas diferentes, baseadas no resultado de 2021.
As metas se dividem em objetivos da rede e por escola. No caso da rede, por exemplo, o objetivo é ampliar a média até o segundo ano do ensino fundamental de 6,28 para 7,87. Grupos de séries seguintes têm suas próprias metas. A mesma metodologia é aplicada na definição das metas específicas por escolas. A maioria das unidades de ensino precisa ampliar a média. A exceção são sete escolas, que, dada a média elevada em 2021, têm como meta não ficar abaixo do resultado do ano passado.
A gratificação a ser paga aos servidores da educação será calculada conforme a meta alcançada pela escola (maior peso no cálculo) e pela média da rede. O montante será calculado de forma proporcional ao atingimento da meta. A frequência dos profissionais também entra no cálculo. Para os professores, o valor pode chegar a R$ 8 mil.
Nova perícia nas obras do rio Mathias terá de responder onze questões
Reabertura da galeria antiga em Joinville tem instalação de grades
Continua depois da publicidade
Iluminação em rodovia na Serra Dona Francisca terá novo edital
Prefeitura de Joinville faz consulta para sociedades de tiro se tornarem patrimônio imaterial
Prefeitura de Joinville faz consulta sobre nova via em área de campus