As pessoas atendidas no centro de tratamento precoce de Joinville fazem parte do programa de monitoramento da secretaria municipal de Saúde. A avaliação, ainda sem resultados preliminares, é para verificar os resultados do tratamento. O programa faz outros acompanhamentos envolvendo a Covid. O relato sobre as estratégias foi feito pelo secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues, em entrevista na manhã desta quarta à Rádio CBN Joinville.
Continua depois da publicidade
> Joinville faz compra de R$ 1 milhão em testes para Covid
> Joinville contrata 20 leitos de enfermaria em hospital filantrópico
> Em “reação”, prefeito de Joinville se manifesta sobre ações contra Covid
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Continua depois da publicidade
O centro de tratamento precoce foi instalado em agosto do ano passado junto à central de triagem (bairro Boa Vista) para fazer a distribuição de medicamentos com base em protocolo do Ministério da Saúde. Já havia a oferta antes, nas unidades de saúde, mas com reduzida entrega porque não havia prescrição de determinados medicamentos por muitos profissionais.
A criação de um espaço específico para o precoce foi a estratégia para definir um local onde houvesse a oferta dos medicamentos e médicos dispostos a fazer a prescrição, desde que o paciente se encaixe no protocolo. A atual administração vai trocar a denominação do local para centro de tratamento imediato. Nesta semana, em sessão da Câmara de Vereadores, o prefeito Adriano Silva faz a defesa de que os pacientes recebam o “tratamento necessário no momento necessário”.
MONITORAMENTO
Pacientes que passaram por UTI ou com sequelas deixadas pelo coronavírus também são acompanhadas, ainda que o agravamento da pandemia tenha concentrado o foco no atendimento dos casos atuais em hospitais e unidades de pronto-atendimento. Mas há planos de ampliar o monitoramento pós-Covid. A vacinação foi incluída na estratégia de acompanhamento.
> Mulher recebe alta surpresa em Joinville após internação por Covid-19 e vídeo emociona; assista
> Secretário da Saúde de Joinville se emociona e pede desculpas por mortes relacionadas à Covid-19
Continua depois da publicidade