Entre as novidades pretendidas para o transporte coletivo de Joinville, está a maior integração do ônibus com a bicicleta. O usuário do transporte coletivo terá a possibilidade de pegar a bicicleta no terminal de ônibus e ficar até 16 horas com o veículo. Ou seja, poderá ir para casa e retornar no dia seguinte. Às sextas, poderão ser 48 horas. Empresa a ser contratada vai manter o sistema, com os usuários tendo a chance de pagar com o mesmo cartão usado no transporte coletivo (Ideal Joinville), mas o modelo vai depender da adoção de novo sistema de bilhetagem eletrônica. O tema está sendo tratado pela Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville.

Continua depois da publicidade

Em 2013, a prefeitura de Joinville chegou a anunciar sistema de aluguel de bicicletas, com estações espalhadas pela cidade. A proposta logo foi abandonada e a lei municipal terá de ser revista.

Outra inovação em curso pela administração municipal é a implantação do sistema circular: com tarifa menor, de R$ 3 em vez de R$ 4,50, os passageiros poderão se deslocar dentro dos limites dos bairros. Aventureiro e Boehmerwald foram escolhidos para testes.

Continua depois da publicidade