A Secretaria de Saúde de Joinville está estudando novas medidas para o enfrentamento do coronavírus, ainda sem adiantar as possíveis decisões. Mas há possibilidade de o município não acompanhar integralmente as futuras liberações envolvendo eventos, como shows e espetáculos, entre outros. Eventuais anúncios serão feitos na semana que vem.
Continua depois da publicidade
> Joinville registra mais cinco mortes por coronavírus
No início de junho, quando o governo do Estado anunciou o novo modelo de tomada de decisões referentes à pandemia, com mais autonomia para as prefeituras, também foi divulgado um cronograma. A partir de 6 de julho, as aulas presenciais em instituições de ensino superior podem ser retomadas, desde que atendam a uma série de medidas de prevenção. Em Joinville, a maioria das instituições, no entanto deve retomar as aulas mais adiante.
Em outro exemplo, o decreto do governo do Estado mantém a proibição de shows e espetáculos até o dia 5 de julho. Há possibilidade de que novo decreto sobre o tema venha a ser divulgado pelo governo do Estado até domingo, segundo a Secretaria de Saúde de Joinville. Mas caso isso não aconteça, o município não deve acompanhar eventuais liberações neste momento. Outras medidas também estão em estudo.
PONTUAÇÃO
Continua depois da publicidade
A pontuação de Joinville na matriz de riscos da pandemia subiu de 3,8 para 4 (em escala de zero a cinco), o que implicaria na adoção de medidas mais duras se a situação perdurasse por mais dias. Mas a Secretaria de Saúde de Joinville alega uma distorção no registro de informações sobre leitos hospitalares e está alertando o governo do Estado para a atualização dos dados. Dessa forma, a pontuação deverá ser revista.
> Quais medidas Joinville pode tomar em caso de agravamento da pandemia de coronavírus