Joinville tem hoje 395,5 mil eleitores, já levando em conta os títulos cancelados de eleitores ausentes nas últimas eleições. Desde a vigência do atual modelo de distribuição das zonas eleitorais, em 2010, com cinco unidades, a 76ª tem o maior crescimento, de 21,53%. 

Continua depois da publicidade

Essa zona eleitoral é formada pelos bairros Paranaguamirim, João Costa, Adhemar Garcia, Petrópolis, Itaum, entre outros da região Sul de Joinville. São 94,4 mil eleitores na 76ª zona eleitoral. 

A 105º chegou perto, com avanço de 21,05% desde 2010, mas tem um contingente menor, de 71,7 mil eleitores. Essa é a região de Pirabeiraba, Aventureiro, Jardim Iririú, Jardim Paraíso e Jardim Sofia. Nenhuma das demais outras zonas eleitorais chegou a registrar dois dígitos de crescimento. 

Não se decide agora

Darci de Matos (PSD) remete para abril ou maio de 2020 sua decisão de concorrer ou não a prefeito de Joinville. “Antes disso, não vou me posicionar”, diz o deputado federal. Darci, candidato a prefeito em 2008 e 2016, já disse que só não concorre se “não quiser”, posição ainda mais favorecida pela iminente saída de Kennedy Nunes do PSD. Na eleição municipal passada, os movimentos de Darci já era bem mais evidentes um ano antes da eleição. 

Agenda conjunta

Na semana passada, o deputado estadual Sargento Lima percorreu roteiro em cidades do entorno na companhia do deputado federal Fabio Schiochet, também do PSL. Nesta semana, foi a vez do Planalto Norte receber a visita dos dois deputados. As agendas são para a entrega de emendas. A proximidade política entre os dois deputados não chega a ser uma novidade, os compromissos dos últimos dias apenas reforçam a ligação.

Continua depois da publicidade