Na década passada, Joinville “disputava” com Londrina a condição de terceira maior cidade da região Sul. A cidade paranaense terminou o século passado, em 2000, com 447 mil moradores, 18 mil a mais do que Joinville. No censo seguinte, de 2010, Joinville já havia ultrapassado, abrindo uma vantagem de oito mil pessoas. Com a estimativa divulgada nesta quinta-feira (29), o município já tem 21 mil moradores a mais em relação a Londrina.
Continua depois da publicidade
Comparação no Sul
A diferença também caiu, proporcionalmente, em relação a Porto Alegre, a segunda cidade mais populosa do Sul, atrás de Curitiba, ainda que a distância seja grande. Em 2000, Joinville tinha 31% da população da Capital gaúcha. Dez anos depois, já era 36%. Hoje, Joinville é equivalente, em moradores, a 39% de Porto Alegre – o crescimento é maior na região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul. Apesar do avanço espetacular no número de moradores de Joinville, mesmo assim muita gente está convencida de que o crescimento é ainda maior.
1,6 mil vagas
Foi aberto o credenciamento para instituições privadas interessadas em oferecer vagas para a educação infantil em Joinville. No edital lançado no início do ano, para estabelecimentos filantrópicos, não houve ninguém selecionado – mas há contratos de compra de vagas com essas instituições, assinados em anos anteriores. No edital atual, a Secretaria de Educação quer 1.654 matrículas.
Sem mexer
A redução do ISS como forma de baratear a passagem (ou impedir reajustes mais elevados), como já foi adotado em Joinville, não está nos planos a curto prazo da Prefeitura, ainda que a questão possa reavaliada. Também já teve alíquota menor quando as empresas eram responsáveis pela manutenção dos terminais.
Curtas
Ponte
Continua depois da publicidade
A Ponte Joinville, entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, conta com folder de divulgação sobre as características da obra, em fase de licenciamento.