Joinville encerrou o ano passado com a maior valorização de imóveis nos últimos anos. O valor de venda de apartamentos teve alta de 10,96% no índice FipeZap ao longo de 2023, o mais alto desde 2019, ano no qual a cidade passou a fazer parte do levantamento. A pesquisa é realizada com base em anúncios de venda dos imóveis residenciais. O percentual de Joinville é mais do que o dobro do índice médio entre as 50 cidades pesquisadas – foi de 5,23% no ano passado.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Até então, o ano de maior valorização em Joinville havia sido 2022, com alta de 10,53%. No ranking do FipeZap do ano passado, a cidade de Santa Catarina com maior elevação no preço médio de venda de imóveis residenciais foi São José, com 19,63%. Itapema, com 19,52%, e Itajaí (13,35%) aparecem na sequência. Pelo índice, o preço médio do metro quadrado em Joinville ficou em R$ 6.546. Na lista de 50 cidades pesquisadas, Joinville tem o 25º maior valor por m2.

O aumento do CUB, o principal indicador de custos da construção civil, ficou perto de 4% no ano passado. Dessa forma, outros fatores também tiveram participaram no maior preço dos imóveis. A demanda aquecida é um dos principais motivos. Em um exemplo, pesquisa contratada pelo Sinduscon apontou a venda de mais de mil apartamentos novos entre julho e setembro de 2023. Foi a primeira vez em que Joinville teve a comercialização de mais de mil apartamentos em um só trimestre.

Como a maior cidade de SC registra perda na fatia do ICMS nos últimos 10 anos

Continua depois da publicidade

Como ficou a proposta do novo binário na zona Sul de Joinville

Proposta em Joinville quer internação involuntária para dependentes químicos em situação de rua

Águas de Joinville e prefeitura buscam acordo em ação milionária

Alta nos novos alugueis em Joinville se manteve acima dos dois dígitos em 2023

Nova licitação da ponte Joinville recebe quatro propostas

Futura duplicação em Joinville prevê nova rotatória