Em portarias divulgadas nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Joinville divulgou as medidas específicas para as saunas e tabacarias na prevenção ao coronavírus, estabelecimentos que já vinham atendendo a uma série de normas. Como foi determinado aos demais espaços de atendimento ao público, o limite de ocupação é de 50% da capacidade de lotação, assim como é obrigatória a oferta de álcool gel para higienização das mãos, assim como o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Essas medidas valem tanto para as saunas quanto para as tabacarias, estabelecimentos que já estavam liberados.
Continua depois da publicidade
> Joinville estuda a compra de futuras vacinas contra coronavírus
Em outra publicação nesta segunda-feira, neste caso, um decreto, foi mantido o limite de ocupação máxima de 50% em estabelecimentos comerciais e de serviços. As atividades de cinemas, teatros, casas noturnas e museus, além de eventos e shows, continuam suspensas.
As saunas têm agora um regramento ainda mais detalhado. Há necessidade de controle do acesso, com contagem das pessoas e registro dos horários. A máscara é obrigatória em áreas não expostas ao vapor. É preciso, entre outras medidas, a organização de grupos por horários, com intervalo de 15 minutos entre o acesso e a saída de cada grupo.
Continua depois da publicidade
Nas tabacarias, também há necessidade de uso da máscara, só retirada no momento de consumo. Entre as demais normas, está a proibição do compartilhamento das piteiras entre os clientes. Há também regras a serem seguidas pelos funcionários das saunas e tabacarias.