O cultivo do lúpulo está ganhando programa de incentivo em Joinville. O projeto Nossa, lançado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, quer incentivar o plantio pelos agricultores familiares, principalmente porque não há necessidade de áreas extensas. O abastecimento de cervejarias artesanais de Joinville e região é o principal objetivo – hoje, a demanda nacional é abastecida pela produção de outros países, principalmente europeus.
Continua depois da publicidade
> Debate sobre novos modelos de transporte perde força em Joinville
O incentivo ao lúpulo, com regulamentação do plantio, é uma bandeira de fabricantes de cerveja artesanal de Joinville. A portaria cita o “crescente aumento” do setor, assim como o “a atração gastronômica que cativa cada vez mais os consumidores”. Há iniciativas em andamento na cidade para a produção do lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja – é importante na definição do sabor. O programa municipal pretende auxiliar os produtores com informações sobre o cultivo e uso da planta, inclusive há previsão de implantação de lavoura experimental para estudos. O terreno da secretaria em Pirabeiraba (antiga Fundação 25 de Julho) deverá ser escolhido.
Além da frente de trabalho do plantio, concentrada em assistência técnica, o projeto pretende apresentar os estudos para registro de indicação geográfica junto ao Ministério da Agricultura. É uma forma de conferir a indicação de procedência de um produto agrícola. Além da produção de cerveja, o lúpulo pode ser usado em cosmésticos, entre outros fins.
Continua depois da publicidade