No melhor resultado para o período desde 2011, Joinville encerrou o semestre com a criação de 6,7 mil vagas no mercado formal. No mês passado, foram abertos mais 559 postos de trabalho. Somente as cidades de São Paulo, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte conseguiram resultado melhor nos primeiros seis meses do ano.

Continua depois da publicidade

O setor de serviços, principal empregador da cidade desde 2015, teve a melhor performance entre as atividades econômicas, com 3,6 mil novas vagas. A indústria também foi destaque positivo, com 3 mil empregos no primeiro semestre, o quarto melhor desempenho do País no setor. Os segmentos de indústria química (produtos farmacêuticos e veterinários, perfumaria, entre outros), com 722 vagas e de material elétrico (626) apresentaram os melhores resultados, superando os tradicionais setores mecânico e metalúrgico. 

A construção civil e o comércio não acompanharam o bom momento dos serviços e da indústria e, somados, só acrescentaram 145 vagas. 

Menos de 2 mil

O desempenho de Joinville na geração de empregos tem de ser encarado com certa cautela. A criação de vagas é realmente elevada em 2019, fica acima da soma dos segundo e terceiro lugares em Santa Catarina (Chapecó e Blumenau) e ocupa o quinto lugar no País, mas se o recorte for feito levando em conta a crise, isto é, desde 2015, foram criadas 8,7 mil vagas em um intervalo de quatro anos e meio. Não teve nenhuma cidade do Brasil com esse resultado na geração de empregos nesse período, mas ainda assim não representa nem 2 mil vagas por ano, média reduzida por causa das demissões em grande escala em 2015 e 2016. 

Continua depois da publicidade

Mais de seis mil

Na série histórica entre 2002 (ano inicial da tabela do Ministério da Economia sobre o desempenho dos municípios) e 2014, a média de Joinville foi de 6,6 mil novos empregos por ano. É por isso que apesar dos números positivos desde 2017 e recuperação das vagas perdidas na crise, ainda há muita procura por vagas. 

Empregos

A construção civil perdeu 57 empregos no mês passado e o saldo acumulado neste primeiro semestre de 2019 caiu para apenas 92 novas vagas. Não é um grande resultado, mas ainda assim está melhor do que no primeiro semestre do ano passado, quando foram fechadas 124 vagas. 

Em reforma

Salmo Duarte/A Notícia
(Foto: Salmo Duarte/A Notícia)

A recuperação de pontilhão na BR-280, em Araquari, contou inclusive com desvio pavimentado, a ser mantido mesmo com a conclusão dos trabalhos. A obra foi autorizada pelo DNIT após vistoria na estrutura. Uma das providências tomadas foi instalação de nova rede de drenagem no entorno. A obra não tem nenhuma relação com a duplicação da rodovia.