Contrato assinado pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano prevê elaboração de projetos para a instalação de trapiches e flutuantes em cinco locais. Os pontos foram mapeados ainda em 2021 (confira tabela abaixo) e fazem parte da iniciativa para incentivo do turismo náutico de Joinville. Em um dos pontos, na Vigorelli, está prevista a ampliação da faixa da praia em pequeno trecho entre os trapiches.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Quase metade do valor do contrato é destinada aos projetos sobre a Vigorelli. Serão elaborados projetos executivos para flutuantes, dimensionamento dos molhes, rampas de embarcações e dragagem com ampliação artificial da faixa da orla entre os molhes, com dragagem. Na lista, está incluído o licenciamento ambiental das obras. No caso do trapiche do rio Cachoeira, há solicitação de recursos em empréstimo internacional.

O trabalho foi contratado por meio de pregão realizado pelo consórcio intermunicipal da Amunesc (CIM-Amunesc). O contrato é de R$ 1,5 milhão e terá dois anos para ser executado. Há previsão para a realização de estudos para a instalação de flutuantes e trapiches em outras cidades, como Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva e São Francisco do Sul. Nesses casos, a contratação caberá às respectivas prefeituras.

Onde serão instalados os trapiches
Vigorelli
Moinho Joinville (Bucarein)
Morro do Amaral
Parque da Cidade
Porta do Mar (Espinheiros) – ampliação

Continua depois da publicidade

Estudo sobre hospital de Joinville é prorrogado e adoção de OS fica mais distante

Estudos para rotativo de Joinville vão avaliar recarga elétrica e estacionamento subterrâneo

Obras noturnas em ruas de Joinville ganham regulamentação

STF vai retomar julgamento de ação sobre convênios de bombeiros voluntários em SC

Com edital de R$ 91 milhões, Joinville tenta, de novo, contratar pacote de obras

Joinville busca novo formato para o estacionamento rotativo