A prefeitura de Joinville deu início nesta terça-feira à contratação de consultoria elaboração do Plano Municipal de Gestão de Riscos de Desastres. O edital da manifestação de interesse foi lançado para a apresentação de propostas. O plano será bancado com recursos do empréstimo contratado junto ao BID, em 2017, para o programa Viva Cidade 2.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Para o enfrentamento de desastres, Joinville já conta com o Plano de Contingência de Proteção Civil, elaborado em 2017 e atualizado recentemente. A “alerta vermelho”, definido pela prefeitura desde domingo por causa dos impactos das chuvas, oor exemplo, faz parte da escala de gravidade desse documento. O plano em contratação vai ampliar a abrangência e atender as diretrizes da Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

O plano de gestão de desastres terá de atender a uma série de demandas. Na lista, está o diagnóstico de fragilidades e de ameaças de vulnerabilidades do município, com identificação e avalição de situações que aumentam a probabilidade de desastres. A consultoria contratada terá de apresentar as medidas para prevenção e redução de riscos.

No conjunto de tarefas, estão as medidas a serem propostas para garantir a percepção de riscos e para a melhoria dos sistemas de monitoramento e alerta. Os desastres com maior possibilidade de ocorrência terão de contar com planos estratégicos específicos. O plano terá até 14 meses para ser entregue.

Continua depois da publicidade

Edital para construção da Ponte Joinville tem propostas de dois consórcios

Estado lança editais para obras na SC-418, em Joinville

Desassoreamento de rio em Joinville vive “saga” de quase dez anos

Câmara de Joinville tem proposta para serviços públicos em área privada em caso de cheias

Bilionário, plano de 2011 de macrodrenagem de Joinville ainda longe da conclusão

Pesquisa em Joinville mostra como aeroporto “precisa” de mais voos

Fiscalização em Joinville adesiva 58 veículos abandonados nas ruas; operação continua